Páginas

Pesquisar receitas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Filosofia é do ‘comfort food’

Matéria da edição de 2009-08-28 da Gazeta do Cambui. Por ÉRICA ARAIUM

Há 20 anos o Spice, de Sérgio Rauen, aposta na “comida que faz bem à alma e ao corpo”

Se um dia tivesse a oportunidade de definir seu negócio a fim de encaixá-lo entre os tantos rótulos assépticos inventados para os nichos da gastronomia, o chef Sérgio Rauen não hesitaria. “Sou da filosofia do comfort food. Da comida que faz bem à alma e ao corpo”, diz. E não é preciso ser expert na arte de cozinhar para compreender o que isso significa. Basta degustar os pratos elaborados sob a égide do frescor de ingredientes e temperos no canto-negócio do chef, o Spice Restaurante.

Em setembro, a marca completa 20 anos de sucesso. Rauen não vê melhor maneira de celebrar a data que esta: “Adoro o que faço, desde o início do negócio. O que mais me anima, sem dúvida, é ouvir da clientela que ‘tudo estava uma delícia como sempre’”, revela. Não é à toa que o elogio recorrente está disposto em letras sutis no capacho que adorna a porta de entrada do restaurante.

A decoração da casa, aliás, é um capítulo à parte. Transita entre o rústico e o sofisticado, o que deixa até o cliente mais exigente absolutamente à vontade à mesa, quer durante a semana, num almoço de negócios, ou aos finais de semana, quando o tempo corre de forma mais vagarosa. Sobretudo se o lugar escolhido for próximo à fonte d’água montada com providenciais telhas ou próximo à cristaleira que compõe o salão ladeado pelo bufê.

Bufê colorido

O almoço funciona de maneira bastante coerente e por um preço justo. Significa dizer que, por um valor fixo por pessoa (R$ 18,90), come-se à vontade e nutre-se bem. Duas opções de pratos principais são oferecidos por dia, além de 26 tipos de saladas. As sobremesas (todas à base de frutas) estão inclusas. Aos que preferem doces mais calóricos, não faltam opções, mas que devem ser pagas à parte. Bebidas, idem. A casa não trabalha com peixes. “E os vegetarianos sempre têm vez. Se os pratos principais levam carne, oferecemos uma opção de creme ou afins”, exemplifica. O strudell de tomate seco com ricota é imperdível.

A peculiaridade dos sabores se afina no paladar, quando ingredientes e temperos (tão frescos que remetem a recém-colhidos) se misturam e recombinam de um jeito sempre exótico na boca. Frutas doces e ácidas, legumes crocantes e macios, molhos e especiarias são destaque. O carro-chefe da casa são as saladas. “Misturamos couve com cenoura, mamão com castanha, tudo sempre fresquinho, coisas da estação”, pontua Rauen. A partir de meados de setembro, quando começa a esquentar, o menu deve contar com surpresas.

O chef

O carismático e competente chef Rauen atua no setor gastronômico há 20 anos, desde que o então administrador de empresas envolvido no mercado finaceiro foi transferido para Campinas, depois de trabalhar na Espanha e Inglaterra. “É certo que me encantei pela culinária ao trabalhar no restaurante de um hotel espanhol”, lembra.

Além de comandar o Spice, ele está á frente do Corina Rotisseria e Pastifício e da Corina Gastronomia Escola de Culinária. É também diretor de gastronomia do Campinas e Região Visitors Convention Bureau e presidente do Festival Gastronômico de Campinas. “O Primeiro Festival (realizado no final de julho último) foi um sucesso e já estamos preparando a edição de 2010, que deve agregar novos parceiros. Os chefs de Campinas fazem um trabalho maravilhoso e estão em fase de projeção nacional”, avalia.

RECEITA

Salada com morangos


Base da salada
1 pé de alface crespa ou americana
8 morangos grandes cortados em quatro, ou outra fruta da estação
1/2 cebola cortada em fatias finas
1 punhado de nozes (ou castantas cajus, ou batata palha)
Preparo: lave todos os ingredientes, fatie-os, monte o prato.
Tempere a gosto (segue receita de molho de morangos) e sirva em seguida.

Molho de morango

1 copo de iogurte natural
1 xícara de morangos frescos
Açúcar a gosto
Preparo: bata os ingredientes até chegar à textura que deseja.
Adoce a gosto.

Sabor ao lado

“Gosto muito do trabalho desenvolvido pela chef Fabi de Moraes, do restaurante Cajueiro, e da forma como ela e as demais meninas lidam com o negócio. Todos os pratos são diferenciados e primam bem pelos sabores da culinária brasileira”

Sérgio Rauen

Onde fica

Rua Guilherme da Silva, 423, Cambuí, fone: (19) 3253-0620

Nenhum comentário:

Postar um comentário